Nelson Paim

Publicitário paulistano, atuou em veículos de comunicação, agências de publicidade, foi coordenador da Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República e chefe da divisão de publicidade da Radiobrás.

 

Paralelamente a essas atividades, desde a década de 70 dedica-se à fotografia. Foi sempre um estudioso da matéria e mais recentemente desenvolveu cursos baseados em suas experiências e em seu prazer de fotografar, tendo recentemente publicado o primeiro livro brasileiro dedicado exclusivamente à macrofotografia e close-ups (Olhe de Perto). Além dos aspectos técnicos, seus cursos, palestras e workshops dão especial atenção aos aspectos subjetivos da fotografia, como a visão fotográfica, linguagem, composição, equilíbrio estético, ou seja, itens que realmente fazem diferença no resultado final das fotos e inclusive no desenvolvimento pessoal e profissional. Seus alunos deixam de simplesmente tirar fotografias para tornarem-se criadores de imagens – tal o incentivo à criatividade gerado em suas aulas.

 

Explorando o lado lúdico das técnicas fotográficas, transforma a atividade em algo apaixonante. “O olhar bem desenvolvido enxerga tudo de maneira mais criativa e crítica. E os resultados desse processo logo aparecem nas fotos, assim como no trabalho e até na auto-estima das pessoas”.

nelson